PERICIAS MÉDICAS

INSPEÇÕES

   O Regime Trabalhista, ao adotar as estratégias de proteção à saúde do trabalhador, institui mecanismos de monitoração dos indivíduos, visando evitar ou identificar precocemente os agravos à sua saúde, quando produzidos ou desencadeados pelo exercício do trabalho. Ao estabelecer a obrigatoriedade na realização dos exames pré-admissional, periódico e demissional do trabalhador, criou recursos médico-periciais voltados a identificar o nexo de causalidade entre os danos sofridos e a ocupação que desempenha. A perícia médica é atribuição privativa de médico. 

   As inspeções de segurança são práticas contínuas em busca de métodos de trabalhos inadequados; riscos ambientais; verificação da eficácia das medidas preventivas em funcionamento. A base de toda inspeção de segurança e análise deve envolver indivíduos, grupos de operações e processos. Dentro do objetivo de análise de vários fatores de risco e acidentes, as propostas metodológicas mais aceitas envolvem a identificação do agente do acidente. 

LEVANTAMENTO DE RISCOS

COMPLIANCE

   As atividades de Gerenciamento de Riscos envolvem a detecção, identificação e mensuração de todos os riscos que tenham potencial de causar perdas ou danos, pessoais, materiais ou patrimoniais. Os check Lists são instrumentos bem simples de emprego nesse tipo de análise. Os riscos são levantados, e então deve-se estabelecer planos de ação com critérios de prioridades. Torna-se necessário que se busque as causas dos desvios (não atendimento aos itens normativos), com a finalidade de evitar novas ocorrências, ou seja, atuando de forma preventiva.

      O Compliance consiste em um conjunto de práticas preventivas baseadas na legislação trabalhista, que têm o objetivo de gerar um ambiente corporativo mais seguro, ético para os colaboradores na prevenção de acidentes e doenças provenientes do ofício. 

Atualmente, as organizações estão progressivamente mais conscientes das implicações da Saúde e Segurança do Trabalho (SST), e com isso estão investindo mais na prevenção dos acidentes. Tal prática é considerada a principal diretriz do compliance na segurança do trabalho.